quarta-feira, 18 de agosto de 2010

GESTÃO EMPRESARIAL II FUNÇÃO: PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE SÃO PAULO

GESTÃO EMPRESARIAL II

FUNÇÃO: PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL

Transformação das Estratégias Competitivas em Estratégias Operacionais para diferentes Organizações.
Estratégia competitiva através da Administração da Cadeia de Suprimentos:
Segundo o modelo apresentado por Chopra e Mendel (2003) que trata do alinhamento entre a estratégia competitiva e as estratégias da cadeia de suprimento.
Segundos esses dois autores, a estratégia competitiva de uma empresa é definida com base nas prioridades dos clientes, que devem ser satisfeitas por meio dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa, portanto, os clientes tornam-se componentes essenciais da estratégia competitiva. Neste sentido, os aspectos relacionados, direto ou indiretamente, ao atendimento de um pedido de um cliente, são relevantes e de responsabilidade da cadeia de suprimento.

Deste modo, a atividade da cadeia de suprimento inicia-se com o pedido do cliente e termina com a satisfação deste.
Para tanto, está composta de vários estágios:
-Clientes;
-Varejistas;
-Atacadistas;
-Fabricantes:
-Fornecedores.

O tipo de cadeia de suprimento a ser adotada vai depender das especificidades de cada empresa assim como as estratégias para cada estágio.
Portanto, a estratégia de cadeia de suprimento inclui:
Estratégia de fornecedor;
Estratégia de operações;
Estratégia de logística (decisões a respeito de estoques, transporte, instalações, fluxo de informação).

Ressalta-se, portanto, a necessidade da compatibilidade entre as prioridades do cliente, satisfeitas pela estratégia competitiva, e as habilidades da cadeia de suprimento, proporcionadas pelas estratégias da cadeia, o que torna imprescindível o alinhamento entre a estratégia competitiva e estratégias da cadeia de suprimento. O alinhamento estratégico se dá quando de ambas estratégias possuem os mesmos objetivos.

Análise do Alinhamento Estratégico:
O modelo de análise do alinhamento da estratégia competitiva da empresa e da estratégia da cadeia de suprimento. Baseado nos trabalhos de:
Fisher (1997);
Mason-Jones (2000);
Chopra e Meindl (2003);
Porter(1985).

No gráfico é mostrado os termos utilizados, seu objetivo é ajudar no entendimento e facilitar a classificação de uma determinada cadeia.
O gráfico também mostra o Modelo de Alinhamento da Estratégia Competitiva da Empresa e da Estratégia de Cadeia de Suprimento, a diferenciação entre o fornecimento “Eficiente” do “Responsivo”, a comparação de atributos dos suprimentos eficientes e responsivos, e os atributos diferenciadores dos suprimentos eficientes e responsivos.


A Ordenada (Y) identifica as diferentes estratégias competitivas possíveis
segundo Porter (1985).

A Abcissa (X) apresenta as diferentes estratégias de uma cadeia de
suprimento segundo, Fisher (1997), Mason-Jones (2000) e Chopra e Meindl (2003)
.



Alinhamento estratégico: Deste modo, para verificar o alinhamento estratégico, os autores tomam como referência duas variáveis:

A Primeira Variável: Refere-se à incerteza implícita da demanda, dada pela busca do entendimento das várias categorias de clientes e suas diferentes necessidades, portanto, tais necessidades ajudam a empresa a definir o custo desejado e os serviços exigidos, assim como, impactam na incerteza implícita da demanda, uma vez que esta, é afetada pelos atributos desejados pelos clientes.

A Segunda Variável: Refere-se a responsividade da cadeia de suprimento, que representa a maneira que uma empresa atende a sua demanda, que vem determinada pela habilidade da cadeia de suprimento para desenvolver suas atividades, tais como: responder a amplos escopos de quantidade exigida, atender com lead times curtos, manejar uma grande variedade de produtos, produzir produtos inovadores, atender a um nível de serviço muito alto,etc.

Essas variáveis são medidas por dois espectros:

Por um lado o Espectro da Incerteza Implícita da Demanda, que aborda quatro diferentes tipos de demanda, onde para cada tipo são consideradas a incerteza da demanda do produto e as diferentes necessidades dos clientes. Assim, em um extremo do espectro se encontra a baixa incerteza implícita da demanda, em seguida, a razoável certeza da demanda, posteriormente, a razoável incerteza da demanda, e no outro extremo do espectro a alta incerteza implícita da demanda.

Por outro lado, estrutura-se o Espectro da Responsividade, que procura identificar o grau de responsividade ou eficiência utilizada pelos diferentes tipos de cadeia de suprimento, tomando como referência às implicações dos custos na busca da eficiência e da responsividade.

A eficiência da cadeia de suprimento é vista como o custo de fabricação e entrega do produto ao cliente, de modo que, o aumento dos custos leva a uma redução da eficiência, assim como, o aumento da responsividade incorre em custos adicionais. Portanto, ao longo do espectro se encontram quatro tipos de cadeia de suprimento: muito eficiente, razoavelmente eficiente, razoavelmente responsiva e muito responsiva.

Para verificar o alinhamento estratégico entre a estratégia competitiva e as estratégias da cadeia de suprimento é preciso ver a combinação existente entre a responsividade da cadeia e a incerteza implícita da demanda, verificando se está dentro da zona de alinhamento.






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